3 tipos de Modalidades de Graduação para conhecer melhor

O debate sobre as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado é pouco debatido, por conta disso, surgem dúvidas sobre cada uma dessas 3 modalidades de graduação. Dessa forma, trouxemos hoje as suas respectivas diferenças e funcionalidades, que são parecidas porém diferentes.

Afinal, o que é licenciatura?

Licenciatura é uma modalidade de graduação voltada para a capacitação de profissionais das áreas de educação básica. Dentro desta faculdade, o aluno irá aprender desde a teoria até a prática de como ser um professor. O graduando terá conhecimento sobre diversas formas de educação, aquelas que possuem sua eficiência comprovada. 

A sua prática é por meio de estágios supervisionados por um educador já formado, esse processo ocorre dentro da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, nas escolas públicas e privadas do país. No caso das redes públicas, o profissional formado pode ingressar por meio de concurso ou por meio de contrato.

Ser professor no Brasil é um caminho muito complicado, pois é recheado de incertezas e por conta da sua desvalorização no mercado de trabalho. Porém, o sonho de ser professor habita em muitos brasileiros, e esse é o caso do Pedro Lacerda, graduando de história na UERJ – FFP (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores).

O jovem relata que sabia a diferença entre Licenciatura e Bacharelado, e por escolha optou por Licenciatura, pois acredita que: “a melhor forma de passar a pesquisa e o seu conhecimento é sendo professor”, e acredita também que: “a parte teórica tem que andar junto a prática”. Por conta disso, Pedro é voluntário em um projeto chamado “Maria Mariá”, que é um pré vestibular popular, que tem como intuito democratizar o acesso à educação e capacitação para a entrada de jovens de baixa renda nas universidades do país.

Mas e o que é Bacharelado?

Uma das modalidades de graduação é o bacharelado. A diferença de ambos é a área de atuação: um é voltado para a área da educação e o outro é voltado para diferentes áreas no mercado de trabalho. O professor que faz bacharelado pode atuar dentro da área da educação e em outras áreas de sua competência. Por conta disso, na hora de escolha de curso, cabe analisar qual caminho você pretende seguir.

A gama de áreas dentro de bacharelado é grande e cabe analisar qual caminho você se identifica melhor. A princípio, muitas pessoas têm pressa de entrar no mercado de trabalho e colocar a mão na massa. Os estágios continuam sendo uma ótima oportunidade para isso. Alguns fatores são decisivos para a escolha do curso, alguns por influências (de amigos ou imposição de familiares) e outros por escolha pessoal, como o Rafael Rodrigues, de 35 anos, que é bacharel em Administração de Empresas.

A propósito, assim que cogitou a hipótese de ser um administrador, já trabalhava como auxiliar administrativo e tinha em mente abrir seu próprio negócio e foi assim que surgiu o interesse pela área.

Uma dúvida que paira sobre muitas cabeças, é sobre saber diferenciar as 3 modalidades. 

“Na verdade conseguia distinguir bacharel e licenciatura pelo fato da licenciatura ser escolhida por pessoas que queriam se tornar professores . Mas o tecnológico até hoje não sei diferenciar muito bem. Só sei que o bacharel é bem amplificado”, relata Rafael.

Abaixo deixamos um exemplo da modalidade Tecnólogo pouco citada mas que também é bem recorrida por muitos estudantes. 

O curso de tecnólogo tem em média 2 a 3 anos de duração, é uma formação que está cada dia mais em alta no mercado, pois capacita o aluno em um curto período de tempo. Ideal para quem já sabe qual carreira seguir e busca uma boa vaga de emprego rapidamente.

O curso de tecnólogo é de nível superior, por isso é necessário ter concluído o ensino médio. É oferecido por instituições públicas e privadas de ensino. A modalidades de graduação tecnológica é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como nível superior, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD), da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura.

Fonte:educamaisbrasil

Vem conferir mais conteúdos da Agência Jovens Comunicadores! Clica aqui ou aqui pra ver tudo o que essa galera tá fazendo!

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também