Rolê da Vacinação com os Jovens Comunicadores

Jovens de Niterói e São Gonçalo se reuniram na sexta-feira, 4 de novembro, no Centro de Social Urbano da Ilha da Conceição para um encontro de atualização e treinamento para identificação de doses faltantes nas carteiras de vacinação. O objetivo é que esses jovens possam ser agentes de informação, atuando diretamente em suas comunidades.

A atividade fez parte de uma campanha que vem reforçar a importância de exercer o direito de vacinação para evitar doenças graves como poliomielite e sarampo. A ação surge em decorrência de dados levantados pela UNICEF no Brasil, onde a taxa de vacinação infantil cai sem parar. Cerca de 22% entre 2015 e 2020. Em 2021 o índice chegou ao seu pior nível em 3 décadas, no país que já foi líder em cobertura vacinal em todas as faixas etárias desde 1973, quando foi criado o Programa Nacional de Imunização

A partir desses dados foram estruturadas diversas frentes de ação, como o trabalho realizado em parceria com a BemTv e os Jovens Comunicadores. A parceria com o projeto levantou ainda novos dados como que, pelo menos 36% dos jovens têm medo das reações das vacinas e ainda 25% dos jovens já alegaram não ter tempo para ir até os postos de saúde.

A campanha que começou com o Rolê da Vacina está se espalhando por outros territórios com o slogan “Vacina com tudo que tem direito”, com o desafio de sensibilizar a população, combater a disseminação de informações falsas, chamar atenção para a falta de investimento em campanhas e também de questões estruturais nos postos de saúde como a falta de vacinas e horários de funcionamento por exemplo. 

A ação teve apoio da Prefeitura de Niterói, através da FeSaúde, Fundação Pública Municipal de Educação, Administração Regional da Ilha da Conceição Niterói e Universidade Federal Fluminense através do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Escola de Enfermagem e Projeto de Extensão Uffa Vacinei!

O projeto Jovens Comunicadores tem ainda patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Fiotec, Fiocruz e Petrobras.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também