Na última sexta-feira, dia 26 de maio, os Jovens Comunicadores tiveram um encontro com Elvira Lago, de Bio-Manguinhos (FIOCRUZ), para debater a história e a importância das vacinas e da vacinação.
A conversa passou pelas primeiras ações na Saúde Pública no Brasil até os dias atuais, recuperando alguns fatos, que de certo modo, fazem parte do desafio atual: O Brasil precisa voltar a ser excelência no campo da vacinação. E não estamos falando somente da vacina contra o COVID-19. Muitas outras doenças já impactaram a saúde da população e foram controladas através das ações de prevenção, mas hoje estão retornando pela diminuição na adesão à vacinação.
A mídia retomou a discussão sobre a importância da vacinação no contexto da pandemia. Desde 2020, a humanidade foi confrontada com uma pandemia sem precedentes e, desde então, a vacinação vem se mostrando como a principal arma para controle desse processo devastador na saúde pública e para proteção da população. Vimos como a ciência é a principal aliada nesse desenvolvimento, mas também, como a desinformação e a veiculação de “fake news” pode atrapalhar o processo de vacinação. E acredite, isso não é de hoje!
O título do encontro surge de uma fake news histórica sobre as vacinas: em 1900, espalharam-se boatos de que as vacinas contra a varíola transformariam as pessoas em vaca. Durante a pandemia de COVID-19, as vacinas transformariam as pessoas em jacaré.
Vacinas salvam vidas! Vem conferir como foi a conversa.
O projeto Jovens Comunicadores é uma realização da Bem Tv em parceria com a Plataforma Pluriverso. Apoio OPAS, Fiocruz, Canal Saúde e Coordenação de Cooperação Social e Governo do Canadá. Patrocínio Petrobras, Governo Federal através da Lei de Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro.