Jovens Comunicadores atingem mais de oito mil pessoas no Rio de Janeiro

A última turma de Jovens Comunicadores atingiu a marca de 8 mil pessoas recebendo notícias e informações sobre cultura, saúde e direitos humanos nas listas de transmissão. O projeto Jovens Comunicadores é uma ação de comunicação popular de combate à desinformação voltada para as comunidades e favelas de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro. A ação é realizada pela BemTv – Educação e Comunicação, organização do terceiro setor sediada em Niterói.

Ao longo de cada ciclo formativo, que tem duração de três meses, cada Jovem Comunicador recebe formação na área da comunicação popular e direitos da juventude. A partir dos encontros formativos, os jovens produzem materiais que são distribuídos no WhatsApp através de listas de transmissão, construídas pelos jovens com contatos de sua comunidade.

Os jovens comunicadores mostram que tem poder de construir audiência, a partir das próprias redes de contatos deles. Essas pessoas são amigos, familiares, vizinhos, gente que topou ser um aliado ou uma aliada da formação em comunicação popular para o bem das periferias”, diz Felipe Siston, analista de projetos da BemTv.

O projeto Jovens Comunicadores é voltado para formação de lideranças jovens e tem como objetivo geral ampliar as perspectivas de vida dos jovens moradores de comunidades de baixa renda da região metropolitana do Rio de Janeiro, a partir de ações de educação e comunicação por eles protagonizadas, com foco prioritário na participação social. Além disso, o projeto contribui com a geração de renda de
jovens, através de bolsa auxílio disponibilizada pela instituição.

O projeto Jovens Comunicadores é uma realização da Bem Tv, em parceria com a Plataforma Pluriverso, e tem apoio da OPAS, Fiocruz, Canal Saúde e Coordenação de Cooperação Social e Governo do Canadá. É patrocinado pela Petrobras, Governo Federal através da Lei de Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também