V Congresso Latino-Americano De Cultura Viva Comunitária

Entre os dias 08 e 15 de outubro, os Pontos, Pontões de Cultura e Ações Locais de Niterói – RJ estiveram presentes no V Congresso Latino-Americano De Cultura Viva Comunitária. O tema do congresso foi “Tecendo esperança e solidariedade para o bem viver”. O evento contou com mais de 50 atividades, entre debates, palestras, oficinas, feiras e apresentações artísticas. O Congresso foi realizado no Peru, nos distritos de Lima, Ate, San Juan de Lurigancho e Huancayo.

Os debates foram organizados a partir da dinâmica do Círculo de Palavras. Os Círculos de Palavra são espaços orgânicos do movimento de cultura viva comunitária que norteiam a participação, deliberação e decisão de organizações e pessoas no âmbito da Cultura Viva. Os círculos eram articulados por temas, como Legislação e políticas públicas, Comunicação, Infância e Juventudes, Gênero e diversidade, Educação popular e recreativa.

As ações não param e já estão definidos os próximos passos. A assembleia final do V Congresso definiu que o México será a sede da sexta edição do congresso, em 2024.  A Colômbia será a sede da sétima edição do congresso, em 2026.

Cultura Viva Niterói

O Congresso foi importante espaço de intercâmbio entre os atores culturais, permitindo trocas a partir das experiências de cada instituição e grupos. Todos analisaram a situação política e social da região, traçando objetivos em comum e articulando ações que fortaleçam e multipliquem as práticas de Cultura Viva e seu impacto nas comunidades. Os Pontos de Cultura e o Programa Cultura Viva são partes fundamentais na criação de políticas públicas e na articulação de redes.

A Cultura Viva Niterói esteve presente no evento através dos seguintes Pontos: BemTv, Sociedade Fluminense de Fotografia, Campus Avançado, Instituto GINGAS, Instituto Zezeu Capoeira, OCA – Viradouro e Centro de Teatro do Oprimido. Os membros da comitiva brasileira apresentaram seus projetos e ações com representantes do setor cultural de mais de 20 países da América Latina.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também