A BemTV – Educação e Comunicação, manifesta sua solidariedade à Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), que está sofrendo ordem de despejo de sua sede, que fica no Centro do Rio de Janeiro. O prédio pertence à União e foi cedido aos Correios, que ofereceu o imóvel para a escola, desde 2000. O prédio foi reformulado, com recursos da instituição, para atender às demandas da escola e agora, frente a iminente privatização dos Correios, o Governo Federal solicitou a desocupação do espaço por parte da ECDR, em um prazo de seis meses, para que o imóvel entre no inventário de bens dos Correios.

A privatização oferta o patrimônio nacional à forças do capital que, em sua maioria, não visam o interesse da população e sim de grandes investidores. A entrega do patrimônio público implica diretamente no silenciamento de um pólo de produção de manifestações culturais.

Nos últimos anos, a ECDR abriu diversos editais para estudantes de baixa renda, permitindo acesso da juventude, em sua pluralidade, à produção e criação audiovisual no Brasil. Em 2018, a escola foi tombada como patrimônio cultural imaterial do Rio.

Veja nota emitida pela ECDR: https://www.facebook.com/escoladecinemadarcyribeiro/posts/2364649353640891