O morro do Preventório, localizado no bairro de Charitas, é conhecido por dispor de uma paisagem esplendorosa e ser cercado por acessíveis pontos turísticos como, por exemplo, o Parque da Cidade, os Fortes de Jurujuba e outros. Ainda, a comunidade conta com uma pluralidade no que diz respeito à diversidade cultural, visto que é possível encontrar desde jornal comunitário, mulheres artesãs que atuam em feiras, uma comunidade nordestina, times femininos e masculinos de futebol, grupos religiosos que são abertos ao público…
No entanto, inúmeros moradores desconhecem a origem etimológica e histórica do território em que vivem. É possível, pois, escutar diversas teorias e crenças das possíveis causas da escolha do nome em questão. Assim, ao questionar uma pessoa de idade avançada e que mora no Preventório há muito tempo, é provável que esta busque uma visão histórica e alegue que o local funcionava como uma espécie de cemitério clandestino de escravos. Outras, porém, dizem que funcionava como uma opção para pessoas escravizadas que conquistaram a liberdade pudessem construir suas casas.
Outrossim, aqueles mais novos e que estudaram no Colégio Estadual Maria Pereira das Neves, possivelmente tiveram aulas que davam um panorama histórico da etimologia do nome Preventório. Em virtude disso, esses jovens podem lembrar das aulas e dizer que a palavra Preventório vem de “prevenção”, uma vez que com a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro e, posteriormente, com o descobrimento de doenças como a tuberculose, por exemplo, foi-se decidido que o local serviria como um refúgio para os portadores da enfermidade.
Então, é notório perceber que uma visão ou teoria pode não excluir a outra, visto que a história perpassa pela relação de causa e consequência, já que a iniciativa pode ter contribuído para o que hoje conhecemos como o morro do Preventório, local que a cada dia cresce mais, tanto no que se refere ao número de moradores, quanto no que diz respeito às riquezas culturais oferecidas por eles.
Dayane Santos – Jovem Comunicadora
O projeto Jovens Comunicadores é uma realização da Bem Tv em parceria com a Plataforma Pluriverso. Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, Governo Federal.