Jovens Comunicadores vencem Prêmio BB de Tecnologia Social

O projeto Jovens Comunicadores foi um dos vencedores do 12º Prêmio BB de Tecnologia Social, realizado em Brasília, entre 18 e 21 de junho. 

Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Estiveram presentes na Semana Nacional de Tecnologia Social Paula Latgé, Coordenadora Executiva da BemTv, e Matheus Magalhães, Coordenador da área de formação da instituição. Durante a semana, foram expostas as tecnologias sociais selecionadas pela Fundação BB, e ainda foram exibidos os processos de reaplicação de tecnologias sociais apoiadas pela Fundação BB e seus parceiros estratégicos e executores.

Paula Latgé e Matheus Magalhães

“Ser certificada como tecnologia social é a afirmação que é preciso um alinhamento entre as dinâmicas sociais, respostas coletivas de base comunitária e um compromisso radical com práticas libertadoras voltadas para a redução das desigualdades. A BemTv acredita na potência das juventudes, dos territórios e da coletividade, apostando em redes orgânicas de comunicação para enfrentamento à desinformação.  O Prêmio Novas Tecnologias da Fundação Banco do Brasil é a materialização que estamos seguindo importantes trilhas para construção de canais contra hegemônicos de comunicação, disputando narrativas, sonhando e, principalmente, realizando juntes!!! Esse Prêmio pertence ao Jovens, à Equipe da BEMTV, aos moradores das favelas, a todos nossos parceiros de luta e de vida”, diz Paula Latgé, coordenadora executiva da BemTv.

O Projeto Jovens Comunicadores vêm desenvolvendo ações de comunicação popular em favelas dos Municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro para ampliar acesso às informações seguras sobre direitos, saúde e enfrentamento à desinformação (fake News), por meio de compartilhamento por redes sociais. Os jovens participam de encontros formativos diários em temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação, e de forma articulada produzem / adaptam informações para transmissão em suas listas de transmissão, de forma a ampliar os direitos sociais e enfrentar a desinformação.

A tecnologia dos Jovens Comunicadores tem como objetivo geral enfrentar a desinformação por meio da formação de redes orgânicas de comunicação comunitária formadas por jovens comunicadores, capilarizando o acesso às informações em saúde, direitos sociais, serviços básicos para combate às violências de gênero e infanto-juvenil, rede de apoio para os efeitos das mudanças climáticas e ambientais. 

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também