Estão abertas novas inscrições para o projeto Jovens Comunicadores. Clique AQUI para fazer sua inscrição.
As inscrições vão até o dia 14/02 e as aulas começam em março. O curso é gratuito, voltado para jovens de 16 a 29 anos. Neste ciclo, o projeto atenderá 60 jovens, de São Gonçalo (Boaçu, Porto Rosa, Salgueiro, Monjolos e Jardim Catarina) e Itaboraí (Alto do Jacu, Complexo da Reta, Itambi) e vizinhanças. O projeto tem duração de 3 meses.
Receberão certificados os jovens que assegurarem um mínimo de 75% de presença nos encontros, realizados de forma híbrida: dois encontros online às terças e quintas e às 18h, e um encontro presencial aos sábados, às 10h.
Requisitos essenciais:
- Pertencer aos territórios ou redondezas de Itaboraí (Alto do Jacu, Complexo da Reta, Itambi) e São Gonçalo (Boaçu, Porto Rosa, Salgueiro, Monjolos e Jardim Catarina);
- Ter celular (ou computador) próprio ou compartilhado;
- Ter acesso à internet;
- Ter disponibilidade de 12h semanais;
- Assinar termo de compromisso com os valores e responsabilidades dos Jovens Comunicadores;
Os jovens selecionados serão contatados e passarão por entrevista online entre os dias 24 e 28 de fevereiro.
Saiba mais sobre o projeto Jovens Comunicadores
O Projeto Jovens Comunicadores, desenvolvido pela BemTv, realiza ações de comunicação popular em favelas da região metropolitana do Rio de Janeiro para ampliar acesso às informações seguras sobre direitos, saúde e enfrentamento à desinformação (fake news). Por meio de compartilhamento por redes sociais, o projeto já alcançou mais de 100.000 mil pessoas por conteúdo enviado simultaneamente, durante os anos de 2021, 2022 e 2023.
O projeto tem objetivo geral enfrentar a desinformação (fake news) por meio da formação de redes orgânicas de comunicação comunitária formadas por jovens comunicadores, capilarizando o acesso às informações em saúde, direitos sociais, serviços básicos para combate às violências de gênero e infanto-juvenil, rede de apoio para os efeitos das mudanças climáticas e ambientais.
Ao longo da formação, os jovens passam por formações realizadas de forma híbrida (presencial e online). Os encontros formativos são sobre conteúdos das áreas de comunicação, saúde e direitos. Ao fim de cada encontro, os jovens criam conteúdos que são distribuídos via lista de transmissão, acompanhados por um monitor.
Após a efetivação da matrícula, o jovem selecionado recebe uma bolsa para viabilizar a participação na formação, no valor de R$250 reais. A quantia serve de auxílio para a participação na formação, como por exemplo o pacote de dados de Internet, o transporte aos encontros presenciais e outras necessidades observadas pelos próprios jovens. Cada jovem tem autonomia para gerenciar os recursos da bolsa, observando as necessidades que identifica para a sua plena participação e atendimento do Termo de Compromisso, documento que assegura o recebimento da bolsa a cada mês.
O projeto Jovens Comunicadores é uma ação da BemTv com apoio do Plano Integrado de Saúde nas Favelas, em parceria com Centro Comunitário Jardim Catarina, Movimento de Mulheres de São Gonçalo e Coletivo Ponte Cultura e Fundação Banco do Brasil.