Inscrições abertas – Jovens Comunicadores

Estão abertas novas inscrições para o projeto Jovens Comunicadores! Clique AQUI para fazer sua inscrição.

As inscrições vão até o dia 23/02 e as aulas começam em 08/03. O curso é gratuito, voltado para jovens de 16 a 29 anos. Neste ciclo, o projeto atenderá 100 jovens de Niterói, São Gonçalo e Pavuna, nos seguintes territórios: Caramujo e Morro do Estado (Niterói), Bom Retiro, Jardim Catarina (São Gonçalo) e Pavuna (Rio de Janeiro). O projeto tem duração de 4 meses. 

Receberão certificados os jovens que assegurarem um mínimo de 70% de presença nos encontros digitais, realizados pela plataforma Webex, além de cumprir as atividades assíncronas complementares.

Requisitos essenciais:

  • Pertencer aos territórios das turmas ou redondezas de Niterói (Caramujo e Morro do Estado) e São Gonçalo (Bom Retiro e Jardim Catarina).
  • Ter celular (ou computador) próprio ou compartilhado
  • Ter acesso à Internet
  • Ter disponibilidade de 2h por dia entre 18h – 20h 
  • Assinar termo de compromisso com os valores e responsabilidades dos Jovens Comunicadores 

Sobre o projeto Jovens Comunicadores

O projeto Jovens Comunicadores é uma iniciativa da BemTV articulada a uma rede ampla formada por parceiros locais e patrocinadores engajados pelo direito à comunicação de jovens e adolescentes. 

O coletivo Jovens Comunicadores é feito pela juventude e para a juventude. Acreditamos que a comunicação coloca o jovem mais perto de seus direitos, falando diretamente com os jovens e as periferias.

Ao longo da formação, os jovens passam por formações realizadas de forma online, na plataforma Pluriverso. Os encontros formativos são sobre conteúdos das áreas de comunicação, saúde e direitos. Ao fim de cada encontro, os jovens criam conteúdos que são distribuídos via lista de transmissão, acompanhados por um monitor.

Após a efetivação da matrícula, o jovem selecionado recebe uma bolsa para viabilizar a participação na Formação, no valor de 250 reais. A quantia serve de auxílio para a aquisição de materiais ou serviços técnicos necessários à formação, como por exemplo o pacote de dados de Internet, o transporte aos encontros presenciais e outras necessidades observadas pelos próprios jovens. Cada jovem tem autonomia para gerenciar os recursos da bolsa, mas observando as necessidades que identifica para a sua plena participação e atendimento do Termo de Compromisso, documento que assegura o recebimento da bolsa a cada mês.

Critérios gerais de seleção: 

Cada território já possui um quantitativo de jovens, mas que podem não ter mais disponibilidade para participar do projeto. Por isso, incentivamos as inscrições de novos jovens a cada nova convocação. O cadastro corresponde a uma lista de espera válida por dois anos, que terá prioridade nas próximas seleções. O cadastro é aberto de modo contínuo para a seleção de jovens interessados em participar das novas turmas formativas do coletivo popular Jovens Comunicadores.

A ordem de cadastro, determinada pelo horário e data de registro, orienta o convite enviado por e-mail ou telefone informados aos jovens já cadastrados em convocatórias anteriores. O jovem já cadastrado precisa reafirmar seu interesse concluindo o módulo inicial da formação, que detalha os objetivos, o modo de funcionamento e os compromissos com a formação. O canal de comunicação para confirmar o interesse é exclusivamente preenchendo o novo formulário de convocação disponibilizado ao fim do módulo inicial da formação. (ver o endereço eletrônico na última página da convocação).  

Como se cadastrar?

É preciso completar o curso de pré-cadastro disponível no ambiente de ensino da Pluriverso (cerca de 30 minutos de duração) e enviar o formulário de inscrição preenchido (cerca de 40 minutos de duração). 

Primeiro, acesse AQUI.

Clique no ícone Faça parte dessa rede e realize seu cadastro. Lembre de usar um email válido e que você acesse frequentemente, para ser alertado do recebimento de mensagens e atividades na plataforma relacionadas ao curso!

O projeto Jovens Comunicadores tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; Fiotec, Fiocruz e Petrobras.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também