X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nos próximos   dias 10 e 11 de dezembro, será realizada a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Niterói, no Campus da UFF do Gragoatá, bloco F. A conferência é uma ação do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes- CMDCA, e tem como objetivo captar propostas da população em relação ao segmento.

As conferências acontecem sempre no intervalo de dois anos e o tema que será abordado em 2018 é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” – subdividido em cinco eixos. Foram selecionadas pelo CMDCA pessoas do próprio município que desenvolvem trabalhos significativos nas áreas e podem contribuir para discussões sobre os seguintes pontos:

1) Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social

2) Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes

3) Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes

4) Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes

5) Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes

“É nosso objetivo mobilizar tanto o sistema de garantia de direitos e órgãos que trabalham com crianças e adolescentes, quanto os próprios e a sociedade no geral, para a construção de propostas voltadas à afirmação   do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes e nas políticas públicas”, resume Fernanda de Moura Souza, assistente social e técnica do Conselho da Criança e do Adolescente.

Vale ressaltar que os adolescentes vão integrar a X Conferência, ocupando lugar de fala nos debates reforçando a ideia de que a participação da juventude é necessária.  Nos dois dias de evento, durante o período da manhã, serão apresentados os eixos e na parte da tarde, as pessoas que se interessarem por cada tema vão se reunir em grupos para discutir e fomentar   propostas, que serão direcionadas posteriormente ao plenário final, e dessa maneira, construir a proposta do segmento que serão levadas à conferência estadual e assim para novo debate e assim contribuir com a política nacional.

Com o apoio da sociedade civil,  ONG BemTv e FENASE, foi elaborado um vídeo na etapa das Conferências Livres, ou seja, espaços onde adolescentes preparam esses eventos e travam discussões sobre temas propostos e suas necessidades de argumentação. E esse vídeo será exibido na X Conferência, juntamente com outras três apresentações culturais.

Local: Auditório da Faculdade de Economia da UFF, Bloco F, Campus do Gragoatá.

Dia 10 – 16h às 20h

Dia 11- 8h às 17h

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

CATEGORIAS

Veja também