O projeto Jovens Comunicadores, da BemTV, está concorrendo ao Prêmio BB de Tecnologia Social.
Vote através da Plataforma Transforma, clicando AQUI.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Sobre o projeto
O Projeto Jovens Comunicadores vêm desenvolvendo ações de comunicação popular em favelas dos Municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro para ampliar acesso as informações seguras sobre direitos, saúde e enfrentamento a desinformação (fake News), por meio de compartilhamento por redes sociais, alcançando mais de 100.000 mil pessoas por conteúdo enviado simultaneamente, durante os anos de 2021. 2022 e 2023. Os jovens participam de encontros formativos diários em temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação, e de forma articulada produzem / adaptam informações para transmissão em suas listas de transmissão, de forma a ampliar os direitos sociais e enfrentar a desinformação.
A tecnologia dos Jovens Comunicadores tem como objetivo geral enfrentar a desinformação (fake news) por meio da formação de redes orgânicas de comunicação comunitária formadas por jovens comunicadores, capilarizando o acesso às informações em saúde, direitos sociais, serviços básicos para combate às violências de gênero e infanto-juvenil, rede de apoio para os efeitos das mudanças climáticas e ambientais.
Sobre a BemTv
A Bem TV atua há 31 anos ofertando oficinas de Tecnologia da Informação e Comunicação para adolescentes e jovens de comunidades periféricas. Em 2020, com o início da Pandemia, a Bem Tv reconhecendo que as orientações em saúde e o respeito as orientações sanitárias não podem ser entendidas como mero ordenamento de regras a serem cumpridas, considerando as desigualdades existentes, por exemplo o não acesso ao saneamento básico, iniciou o Projeto Jovens Comunicadores – Comunicação popular em favelas para o enfrentamento a desinformação e fake news, de forma a garantir informações seguras sobre direitos, saúde e prevenção a COVID-19.
O Projeto atendeu nos últimos 3 anos mais de 1500 adolescentes e jovens, e teve um alcance com a rede de comunicação popular e comunitária de mais de 180.000 moradores das regiões onde o projeto foi desenvolvido, a saber: favelas de Niterói (Preventório, Viradouro, Morro do Estado, Caramujo), São Gonçalo (Jardim Catarina, Sacramento, Bom Retiro) e Rio de Janeiro (Maré e Pavuna). Como desdobramento da ação de formação da rede de comunicação Jovens Comunicadores, e estratégia de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares foram criadas a Agência Popular Jovens Comunicadores e a Incubadora de Comunicação Popular, voltadas ao aprofundamento dos conhecimentos técnicos e conceituais básicos da área de comunicação, e ainda pautada no fortalecimento da defesa dos direitos de adolescentes / jovens e na mobilização social.