INCIDÊNCIA

Frente Papagoiaba

A Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra é construída a partir das fissuras na garantia de direitos de jovens negros e favelados do leste fluminense. O projeto é um desdobramento da  “Central Solidária de Oportunidades” (CSO), iniciativa desenvolvida pela Bem TV, que recebeu apoio da União Europeia entre 2012 e 2015, e que segue atuando no território de Niterói e São Gonçalo, agora com uma linha específica de encaminhamento de jovens negros a oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

 Com a missão de enfrentar a invisibilidade do racismo estrutural em Niterói e São Gonçalo e o despreparo das organizações sociais do território para promover esta discussão, o projeto investe em três linhas de ação: Produção e Disseminação de Informação, Capacitação e Incidência Política.

Perante o questionamento de se o racismo estrutural afeta de fato o acesso da juventude ao mercado de trabalho e de que modo, A Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos das Juventudes Negras decidiu sair do achismo.

É dessa inquietação e compromisso que surgiu a pesquisa “A incidência do racismo na empregabilidade da juventude em Niterói e São Gonçalo“.

Realizada pela equipe da BemTv com assessoria do Departamento de Métodos Estatísticos da UFRJ e apoio da União Europeia, a pesquisa inédita visa dar uma base objetiva às políticas públicas de combate ao racismo estrutural e fortalecer o movimento social articulado pela Frente.

Venha fazer parte você também!

Espaços de participação

A incidência política pela garantia e ampliação dos direitos de adolescentes e jovens está implícita em tudo que fazemos. Buscamos ocupar espaços de participação democrática.

Estamos no Conselho Municipal de Juventude – CMJ, no Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes – CMDCA, Fórum DCA, no Conselho Municipal de Igualdade Racial, Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Rede Niterói Cidade Educadora, Comunicativistas (Movimento pela democratização da comunicação), Fórum de Pontos de Cultura RJ, além de responder pela a gestão e articulação do projeto da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra.

Redes em Foco

O Redes em Foco é uma iniciativa desenvolvida pelo Itaú Social que oferece um percurso formativo e apoio financeiro para fortalecer redes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) de um mesmo município. O programa tem como propósito fortalecer redes que atuam na redução das desigualdades educacionais de crianças e adolescentes. Além disso, busca incentivar parcerias estratégicas para impulsionar projetos e iniciativas que promovam uma transformação social sustentável. Desta forma, cada rede participante tem a oportunidade de elaborar um diagnóstico social participativo e um plano de ação, visando compreender e enfrentar os desafios educacionais específicos em suas comunidades.

 O primeiro ciclo do programa (2022) foi o “Experiências em Rede” que teve como objetivo promover o trabalho coletivo entre organizações da sociedade civil para enfrentar desafios educacionais, como a evasão e o abandono escolar durante a pandemia. No contexto desse projeto, sete instituições de Niterói (RJ), uniram forças para mapear as OSCs locais que oferecem atividades no contraturno escolar. Esse mapeamento buscou ouvir as organizações e aproveitar suas experiências para contribuir com as políticas públicas municipais de educação.

 A partir das experiências e aprendizados acumulados no projeto “Experiências em Rede”, três redes em todo o país avançaram para o segundo ciclo do programa (2023-2025) e receberão apoio técnico e financeiro para a implementação do plano de ação desenvolvido no ciclo anterior.

 As instituições de Niterói que participaram do projeto “Experiências em Rede” e continuam engajadas no programa “Redes em Foco” são a Rede Quimera, a Bem TV – Educação e Comunicação e o Instituto JCA. Essas organizações desempenham papéis fundamentais no fortalecimento e promoção de ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades locais. Através do diálogo, compartilhamento de conhecimento e práticas colaborativas, o programa Redes em Foco visa enfrentar os desafios educacionais e buscar soluções efetivas para a cidade.